“Encurtando distâncias e ampliando horizontes.”
Jaqueline Cássia de Oliveira
FACILITADORA
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Psicóloga clínica formada pela PUC MG há mais de 30 anos.
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CRP – 04/7521
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Especialista em Terapia Familiar Sistêmica (formação no Brasil e na Itália).
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Formadora e supervisora em Terapia Sistêmica há mais de 20 anos.
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Formação em Psicogenealogia (Itália) e trabalhos e estudos em Psicogenealogia Sistêmica Aplicada.
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Sócia-diretora da Interação Sistêmica – Psicoterapia e Cursos Ltda.
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Trabalho ON-LINE autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia.
PREMISSA PRINCIPAL – a pessoa do terapeuta
“O terapeuta enxergará somente até onde a sua própria visão ampliou.”
Jaqueline Cássia Oliveira
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A supervisão clínica é importante na formação e na profissão do psicoterapeuta sistêmico, como forma de ampliar a visão e a consciência do próprio padrão de funcionamento e do padrão de funcionamento do cliente.
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O trabalho do psicoterapeuta, em geral é com situações clínicas difíceis e emocionalmente contagiosas. A supervisão clínica focada na pessoa do terapeuta acolhe e o compreende na sua solidão e fadiga.
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Quando o terapeuta não consegue ampliar a visão sobre o caso do seu cliente, e a terapia está andando em círculos, possivelmente é porque a questão do cliente esbarrou no seu próprio ponto cego.
SUPER VISÃO & AMPLA VISÃO – A dor do outro e a dor do terapeuta
“Qual o seu problema com o seu cliente?”
Jaqueline Cássia Oliveira
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A proposta da supervisão clínica on-line – batizado pela formadora como “AMPLA VISÃO”, é ajudar o profissional ampliar a visão sobre sua própria história e padrão de funcionamento, além do seu cliente.
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Em que ponto o terapeuta parou?
“Onde o terapeuta parou, será até lá que conduzirá o seu cliente.”
Jaqueline Cássia Oliveira
Assim, a proposta da AMPLA VISÃO é redefinir pensamentos, compartilhar hipóteses e recursos terapêuticos, também emoções, dúvidas, exigências e inseguranças.
COMO FUNCIONA: 1:30 minutos em supervisão clínica ON-LINE, via SKYPE (áudio e vídeo) distribuídos da seguinte forma:
1. trabalho terapêutico sobre a pessoa do terapeuta (suas questões e dificuldades pessoais); genossociograma familiar (metafórico), trabalho com conteúdo simbólico dos sonhos, outros recursos terapêuticos.
2. apresentação do caso clínico e verificação de:
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Pedido-queixa =/= queixa-pedido
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Pertinência terapêutica
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Para quê =/= por quê
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Perguntas sistêmicas
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Redefinição da queixa – volta de 180º
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Hipóteses diagnósticas
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Campo minado
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Sobre o sistema: paciente explícito, paciente implícito, mantenedor, etc
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O terapeuta e o sistema terapêutico
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Foco sistêmico
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Intervenções sistêmicas
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Recursos terapêuticos – desdobrar, fluir, dissolver, solucionar (fotografias, genograma, imagens, tarefas, etc).
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Outros.
3. De acordo com a formação de cada terapeuta participante, a formadora dará orientação teórica sobre terapia sistêmica (individual, casal, familiar); Psicogenealogia Sistêmica Aplicada; Sonhos (abordagem Junguiana e Sistêmica).
4. Indicações de estudos, leituras prévias, filmes para a ampliação da visão e da formação do terapeuta.
PERIODICIDADE: uma vez por mês
HORÁRIOS INDIVIDUAIS OU DUPLAS – 1 hora e 30 minutos, 1 vez por mês. Via skype ou zoom (áudio, vídeo, recursos de quadro de escrever, imagens, outros).
PAGAMENTOS – Real, Euro e Dólar.
LEITURAS SUGERIDAS:
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Material didático ATUAÇÃO DO TERAPEUTA – abordagem sistêmica
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Material didático CASAIS & FAMÍLIAS – abordagem sistêmica
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Material didático PSICOGENEALOGIA SISTÊMICA – o romance familiar contado pelo genograma
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Material didático – PSICOGENEALOGIA SISTÊMICA APLICADA